A Justiça do Trabalho em Sinop reduziu em 50% o prazo para sentenciar centenas ações onde funcionários acionaram as empresas onde trabalharam cobrando pagamento de direitos trabalhistas. O juiz William Corrêa Ribeiro, explicou, ao Só Notícias, que as ações com valor acima de 40 salários mínimos, que tramitavam cerca de 165 dias, estão demorando apenas 80 para terem a sentença. Este prazo cai para 35 dias para ações que envolvem menos de 40 salários mínimos.
Ribeiro destacou que essa redução está sendo obtida com a intensificação na pauta de audiências. A vara conta com três magistrados e também atende Cláudia, Santa Carmem e União do Sul. “Também constatamos que houve uma pequena redução no número de ações ajuizadas desde janeiro”, completou.
Até abril, foram 630 novas causas. Outras 594 eram remanescentes de 2006. A maioria já foi sentenciada e apenas 665 aguardam parecer. “Somente no ano passado deram entrada 2.800 ações”, acrescentou.
O magistrado destacou que já esperava esta redução. “Há três anos houve crescimento no número de processos. Este ano a economia local está se estabilizando e é natural refletir no menor número de processos. Quando os trabalhadores estão inseridos no mercado eles deixam de propor novas ações”, explicou.
Em 2005, a Vara do Trabalho de Sinop ficou entre as 50 com maior movimentação do país. As primeiras posições foram de grandes centros industriais, como São Paulo, Campinas, São Bernado dos Campos e Volta Redonda. Ribeiro acrescentou que, entre os fatores para esse aumento, esteve a destinação de novos processos para a vara, como de execução fiscal, prestadores de serviços, questões de direito sindical, entre outros, e que antes eram da alçada da Justiça Federal e Estadual.
Atualmente, Sinop tem mais de 100 mil habitantes, a quarta mais populosa do Estado e a maior do Nortão.