Uma operação do Grupo Especial de Fronteira (GEFRON), realizada ontem, em Porto Esperidião, a 358 quilômetros da capital, resultou na apreenção de uma carga de produtos contrabandeados. Os eletrônicos, lanternas, baterias, brinquedos, roupas e confecções vinham da Bolívia.
O contrabando, avaliado em R$ 500 mil estava sendo transportado em um caminhão VW-690, placas ADX-0986 de Laranjal do Jarí (AP). Quatro homens foram presos em flagrante, pela prática de descaminho e contrabando, já que os produtos não possuíam nota fiscal. Ele foram encaminhados a base do GEFRON e, em seguida, a Delegacia de Polícia de Porto Esperidião.
Durante a operação, os policiais apreenderam também um Fiat Uno Mille, que era conduzido por três dos quatro homens detidos. Os “olheiros” seguiam a frente da carga. Além de “vistoriar” a fiscalização na área, buscavam socorro para o comparsa que estava com o caminhão atolado em uma estrada vicinal.
Os policiais tiveram dificuldades para conduzir o caminhão até a sede do GEFRON, em Porto Esperidião, pelo excesso de peso da mercadoria e, principalmente, pela precariedade da estrada. Além dos olheiros foi preso em flagrante, o motorista.
O major Airton Siqueira Júnior, coordenador do GEFRON, disse que essa apreensão foi a segunda maior ocorrida na região este ano. A primeira aconteceu em fevereiro quando uma grande quantidade de eletro-eletrônicos, avaliados em R$ 300 mil, foi apreendida em uma barreira do GEFRON, na BR-070, próximo a San Matias.
“A intenção é solidificar as atividades do Gefron na fronteira para combater as ações desordeiras e estabelecer a tranqüilidade na região”, salientou Siqueira. A mercadoria contrabandeada foi enviada para a sede da Receita Federal em Cáceres para providências necessárias e poderá ser leiloada ou incinerada.