A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) recebeu ontem à tarde, um avião monomotor Cessna, modelo Centurion. A aeronave, fruto de apreensão da Polícia Federal, foi disponibilizada ao Estado pela Justiça Federal de Mato Grosso do Sul e já está a disposição para uso.
De acordo com o secretário de Justiça e Segurança Pública, Carlos Brito, o monomotor será utilizada em operações especiais, resgate, fiscalização de fronteira e ambiental, transporte de presos e, principalmente, para o combate ao tráfico de drogas que, segundo ele, tem sido a base da violência em Mato Grosso.
“Podemos concluir, através dos indicadores, que a violência no Estado de Mato Grosso está ligada, diretamente ao uso e tráfico de drogas e as principais vítimas têm sido os jovens. Após articulações, a Justiça Federal entendeu a necessidade do avião para o nosso Estado, que tem, por exemplo, 900 quilômetros de fronteira Oeste e, conseqüentemente, é usado como corredor para o tráfico de entorpecentes e até mesmo para roubo de cargas e veículos”, argumentou o secretário.
O coordenador da Ciopaer, tenente coronel Mariano Mattos, explicou que a aeronave está em perfeitas condições de uso, tem capacidade para transportar até seis pessoas, é mais econômica que o helicóptero e chega a fazer 320 quilômetros por hora.
A Coordenadoria Integrada de Ações Aéreas foi criada em 2006 com o intuito de facilitar as operações aéreas. Antes da criação, o helicóptero Águia Dois, até então a única aeronave da Ciopaer, era operado exclusivamente pela Polícia Militar. Atualmente, Polícia Civil, Bombeiros e Polícia Militar têm mais facilidade de acionar a aeronave, que é operacionalizada a partir do CIOSP (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública). O novo avião, assim como o Águia Dois, também ficará sob a responsabilidade da Ciopaer e servirá a todo o sistema de segurança pública de Mato Grosso.