Cerca de 640 mil domicílios mato-grossenses serão visitados a partir de hoje, por recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com o início da contagem populacional e censo agropecuário. Em todo o Nortão, mais de 30 municípios participarão da pesquisa e mobilizarão 260 profissionais.
Em Sinop, os recenseadores percorrerão 100 bairros. A última estimativa do IBGE apontava que o município possuía 103.868 habitantes, a quarta maior população do Estado. Mas, extra-oficialmente, calcula-se que já passam de 120 mil habitantes. O último censo demográfico foi feito em 2000. Os novos números vão atualizar os índices do Governo Federal para a definição dos repasses para os municípios investirem na educação, saúde, habitação, assistência social, entre outros.
A expectativa é que a pesquisa seja concluída até julho e os resultados divulgados até agosto. Este ano, os recenseadores utilizarão computadores de mão, transmitindo os dados direto ao instituto, possibilitando a divulgação final em um curto prazo.
Comissões também foram formadas em cada município para acompanhar a apuração. Desde a semana passada, estão sendo feitas reuniões para a definição dos trabalhos. Hoje, às 15 horas, será em Alta Floresta.
Em todo o Estado, apenas Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis ficarão fora da contagem, já que possuem mais de 170 mil habitantes.
Hoje, também inicia o censo agropecuário que atingirá todas as propriedades dos municípios para apurar quais as atividades desenvolvidas, áreas cultivadas, pessoas empregadas, produção, entre outros itens. Devido a diversidade de informações que devem ser levantadas, os trabalhos serão concluídos somente no final do ano. O último censo na área foi em 1996.