A falta de atenção e imprudência dos motoristas é causa de muitos acidentes em Sinop. Uma delas é o desrespeito à faixa de pedestres. Com objetivo de reverter essa situação, a Secretaria de Trânsito e Transportes realiza, a partir desta quarta-feira, uma campanha de orientação na área central, que mobilizará os 52 guardas municipais.
O secretário municipal de Trânsito e Transportes, Raimundo Hedvaldo Costa, disse, ao Só Notícias, que o trabalho será feito diretamente com os pedestres e condutores. “Nós teremos duas equipes. Os guardas orientarão os pedestres para sinalizarem e os motoristas pararem. Caso eles não respeitem a sinalização, outra equipe vai parar o veículo e orientar o condutor”, explicou.
Este é o início do trabalho feito pela secretaria. Em maio, segundo o secretário, será feita a pintura das faixas nos pontos em que estão apagadas e onde ainda não há. Em alguns horários, principalmente ao meio-dia e final da tarde, o tráfego na área central é intenso. Atualmente, o município possui uma frota de 38 mil veículos, uma das maiores do Estado.
Na próxima semana, o trabalho será feito com ciclistas. “Nosso maior problema no trânsito ainda são os ciclistas”, concluiu o secretário. Além dos guardas, deve mobilizar alunos de escolas públicas e privadas.