Sorriso e Lucas do Rio Verde também participarão do censo populacional e agropecuário, que começa no mês que vem. Equipes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estão finalizando os preparativos. Os treinamentos para os recenseadores que farão as pesquisas começam na próxima terça-feira, em cada município, e devem durar até dez dias.
Todas as residências serão visitadas e o prazo para conclusão é no dia 31 de julho. A coleta de dados será feita por PDA (computador de reduzidas dimensões que cabe na mão), o que permitirá a apuração em pouco tempo. A previsão é que os números do censo populacional sejam divulgados em agosto.
Uma comissão com representantes do poder público e entidades também deve acompanhar os trabalhos do IBGE em Sorriso. A última estimativa, apontando que o município teria 50.613 habitantes, foi contestada. Uma projeção extra-oficial, levando em consideração o número de eleitores, alunos matriculados, nascidos vivos, aponta que a população pode chegar a 60 mil habitantes.
Outras cidades da região também questionaram os números, já que é com base neles que o Governo Federal faz a previsão de repasse de verbas por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), para Saúde, Educação, Habitação, obras, entre outros.
O censo populacional será feito em todos os municípios com até 170 mil habitantes. No Mato Grosso ficaram de fora somente Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis.