A Secretaria de Agricultura continua cadastrando propriedades do município para o projeto ‘Lucas do Rio Verde Legal’, lançado em dezembro. Segundo a secretária Luciane Copetti, cerca de 250 já foram cadastradas, mas ainda faltam 300. Ela orienta que os produtores procurem a secretaria para regularizar suas áreas.
Pelo projeto, o município visa regularizar as propriedades em conformidade com o código florestal. No cadastro é feita a identificação de áreas de reservas legais e de preservação, condições de trabalho dos funcionários, área cultivada, dentre outros itens. Após a conclusão do censo deve iniciar a segunda etapa do projeto, voltada para recuperação de nascentes de rios, áreas de preservação permanentes, entre outras.
Após a regularização, as propriedades poderão obter o ‘selo verde’, se adequando às exigências do mercado, principalmente para a comercialização da produção agrícola, base da economia de Lucas do Rio Verde. O projeto é desenvolvido em parceria com a Ong TNC – The Nature Conservancy – que instalou um escritório no município para facilitar os trabalhos, Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema), Ministério Público, Fundação Rio Verde, Sindicato Rural e empresas privadas.
Os trabalhos podem durar anos.