O Conselho Gestor do Fundo de Desenvolvimento Florestal do Estado – MT Floresta – se reúne pela primeira vez com a presença do seu novo presidente, o Secretário de Estado de Desenvolvimento Rural de Mato Grosso, Neldo Egon Weirich. O objetivo é apresentar as diretrizes do conselho ao secretário e, também, os 12 conselheiros que o compõem. A reunião será às 14 horas de terça-feira (20.03) na sala de reuniões da Seder.
De acordo com o superintendente de política agrícola da Seder, Rogério Monteiro, também será votada a ata da 7º Reunião Ordinária do Conselho Gestor, bem como a arrecadação do MT Floresta em 2006 e o calendário anual de reuniões ordinárias.
O Código Ambiental e a Lei de Política Florestal que criou o MT Floresta vigora há um ano em Mato Grosso e é uma das mais rigorosas legislações ambientais de país. Ele disciplina a extração e comercialização da madeira no Estado, além da criação do Fundo Estadual do Meio Ambiente.
A partir da criação do Conselho, todas as atividades de florestamento, reflorestamento, recuperação de áreas degradadas e de preservação permanente em Mato Grosso estão sendo acompanhadas pelos 12 membros do MT Floresta – que realizou em 2006 sete reuniões e a criação de cinco grupos de trabalho.
O Conselho Gestor do Fundo de Desenvolvimento Florestal do Estado foi criado por meio da lei complementar número 233, de 21 dezembro de 2005. Cabe ele, propor normas e procedimentos para a gestão e a aplicação dos respectivos recursos; definir, mediante critérios técnicos, as ações e as regiões prioritárias de desenvolvimento florestal e demais atividades.