O chefe da unidade estadual do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), Deovaldo Benedito de Souza e o coordenador geral do censo agropecuário em Mato Grosso, Valdemir José Miranda Fonseca, devem participar de uma reunião na próxima segunda-feira à noite, em Sinop, com os agentes censitários que trabalharão na contagem populacional no Nortão, a partir do próximo mês.
No encontro, devem discutir os trabalhos que serão desenvolvidos. Depois de Sinop, retornam para a capital. O censo será feito em todos os municípios brasileiros com até 170 mil habitantes e começa em abril.
Ao todo serão 88 profissionais, entre 27 cidades, que atuarão no Nortão. Tem como objetivo atualizar os dados populacionais e agropecuários das cidades, e evitar que fiquem defasados e sejam criticados. Durante esta semana, em Sinop, os pesquisadores de municípios como Juara, Novo Horizonte, Porto dos Gaúchos, Tabaporã, Cláudia, além de outros, estão participando da segunda fase dos treinamentos. Devem permanecer no município até o próximo dia 23.