Com a estiagem dos últimos dias, a Secretaria de Obras de Nova Mutum está priorizando a recuperação das estradas vicinais que foram mais degradadas pelas chuvas de fevereiro. O objetivo primordial é garantir o chamado “arranca-safra”, durante a fase da colheita da soja, que já está se encerrando.
De acordo com o secretário Onésio Botelho, primeiro serão recuperados os pontos críticos. Em seguida, a prefeitura iniciará a operação pós safra, que visa a recuperação e manutenção de toda a malha viária – cerca de 2 mil quilômetros – até final de maio. A recuperação das estradas neste período permite um melhor acabamento e a umidade do solo facilita os trabalhos. Botelho destacou que as chuvas estragaram muito as estradas, sendo que em alguns pontos chegaram a serem formados atoleiros, mas os problemas eram resolvidos assim que surgiam, para não atrapalhar o escoamento da safra.
Segundo ele, não houve pontos interditados. O nível de alguns rios também subiu muito, chegando a ultrapassar pontes, mas todas permaneceram transitáveis.