PUBLICIDADE

Formação de agentes de extensão rural no Nortão é adiada

PUBLICIDADE

Em função do final do período chuvoso e do início da colheita, foi adiada a primeira etapa do processo de formação de agentes de assistência técnica e extensão rural que começaria no dia 16 de março, em Guarantã do Norte. Agora, o primeiro módulo está previsto para julho, em Guarantã e o segundo em outubro, em Confresa ou Porto Alegre do Norte. A formação é gratuita, oferece hospedagem, alimentação e transporte e é uma iniciativa da campanha ‘Y Ikatu Xingu. O processo vai acontecer em oficinas presenciais (com participação obrigatória) e períodos “entre-módulos”, quando serão desenvolvidas atividades práticas orientadas por um grupo de técnicos, monitores e consultores contratados.

As inscrições foram prorrogadas até 1º de maio de 2007. Estão sendo oferecidas 30 vagas para agentes de extensão rural (Ater) oficial, do estado e das prefeituras e prestadores de serviço de Ater que atuam nos municípios da Bacia do Xingu (confira abaixo mais informações sobre o projeto e como participar). A idéia é promover um processo formativo com os agentes de extensão rural, que levem adiante ações de promoção e fortalecimento da agricultura familiar, aliando conservação ambiental e geração de renda.

Para as oficinas, foram definidos cinco componentes básicos: habilidades sociais para desenvolvimento da função do profissional extensionista; fortalecimento de organizações da agricultura familiar; técnicas para restauração florestal na Bacia do Xingu; construção de novos mercados socioambientais e Política Nacional de Ater.

Em relação às atividades “entre módulos”, a intenção é fazer com que os participantes tenham a oportunidade e a capacidade de analisar o contexto de sua realidade concreta de atuação, entre em contato com os novos conceitos e modelos socioambientais, com ênfase no desenvolvimento profissional do extensionista rural e na autonomia das organizações da agricultura familiar, voltem a analisar os problemas locais e estejam aptos para potencializar uma ação onde o conteúdo trabalhado nas oficinas possam ser colocados em prática e transformado em novas iniciativas.
Quem pode participar?

Agentes de extensão rural, da Ater oficial, do estado e das prefeituras, e de prestadores de serviço de Ater que atuam nos municípios da Bacia do Xingu. Municípios no eixo da BR-163: Guarantã do Norte, Matupá, Peixoto de Azevedo, Nova Santa Helena, Marcelândia, Itauba, Cláudia, União do Sul, Sinop, Santa Carmem, Vera, Feliz Natal, Nova Ubiratã, Boa Esperança do Norte, Paranatinga, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Primavera do Leste, Santo Antônio do Leste.

Municípios no Eixo da BR-158 também podem participar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE