Uma denúncia anônima recebida pela Ouvidoria Setorial da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) resultou em uma operação entre Diretoria Regional da Sema de Guarantã do Norte e Polícia Militar, com a apreensão, no Rio Peixoto de Azevedo, de três balsas de mergulho para extração de ouro, as quais estavam sem autorização.
A apreensão foi realizada próximo à ponte BR-163, conforme Artigo 42 do Decreto Federal nº. 3.179/99 e artigo 55 da Lei de Crimes Ambientais nº. 9.605/98. Os proprietários das balsas foram autuados em R$ 1,5 mil por embarcação.
Também foram apreendidos dois motores MWM de 3 Cilindros, um motor MWM de 4 Cilindros, três compressores de ar, 90 metros de mangueiras tipo garganta de 5 polegadas, três bombas de 5 polegadas, três caixas de madeira para extração de ouro.
O coordenador da Unidade da Sema de Guarantã, José Ferreira de França, informou que as cópias dos documentos lavrados foram encaminhadas para a Promotoria Pública de Peixoto de Azevedo e Delegacia de Polícia Civil do município.
Denúncias
A Ouvidoria Setorial da Sema recebe denúncias de todo o Estado. Estas denúncias são registradas e enviadas para a Superintendência de Ações Descentralizadas (SUAD) para que sejam tomadas as medidas de repressão ao crime ambiental e punição aos infratores.