PUBLICIDADE

MST implanta “base”no Médio-Norte e começa mapear fazendas para invasões

PUBLICIDADE

Cerca de 100 famílias ligadas ao Movimento dos Sem Terras se instalaram ontem de manhã, no município de Nortelândia (230 km de Cuiabá), em uma área cedida através de comodato por um pequeno proprietário rural, firmado no dia 14 de fevereiro. O MST está montando uma base operacional visando mapear a região e iniciar a ocupação de áreas passiveis de reforma agrária.

Nortelândia é um município oriundo da extração do diamante, tendo sido referência em Mato Grosso nas décadas de 70 e 80. A exemplo de outras cidades da região, com dificuldades econômicas, social e política, principalmente um baixo IDH, e em função do diamante ou ouro ter se exaurido em praticamente todos os municípios da região, e por falta de políticas públicas voltadas especificamente para cidades oriundas dessa economia frágil, tem procurado, através da desapropriação de áreas improdutivas, uma das alternativas para o seu desenvolvimento.

Em 2003, após cinco anos de beira de estrada, 194 famílias conseguiram a desapropriação da Fazenda Barreirão, com aproximadamente 5.000 hectares. Os dois assentamentos provocaram a entrada de recursos no município, reaquecendo a economia, amenizando os problemas sociais. O comércio sofreu considerável aquecimento, pois, nessa situação, todo recurso federal e estadual é movimentado no próprio município e seu entorno.

De acordo com Abílio Gomes Buenos, um dos coordenadores do MST, os sem terras, os antigos garimpeiros da região, precisam de organização, treinamento e adaptação à lida do campo, para que permaneçam na sua cidade, na sua região, evitando que se desloquem para o grande centro, totalmente despreparados, morando em situação deprimente e no subemprego. “

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Avião cai, pega fogo e piloto morre no Nortão

Uma aeronave agrícola de pequeno porte caiu, esta manhã,...

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...
PUBLICIDADE