PUBLICIDADE

Ibama faz operação e apreende pássaros em Alta Floresta

PUBLICIDADE

A equipe de fiscalização do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) apreendeu 47 pássaros de espécies nativas durante a operação ‘cantar em liberdade’, na semana passada. Segundo o analista ambiental Cláudio Cazal, que coordenou os trabalhos, eles estavam em cativeiro de maneira ilegal. As apreensões ocorreram em Alta Floresta e Carlinda. “Foi verificado o grau de domesticação e região de habitat. Depois, os pássaros foram soltos em área de floresta Amazônica conservada, distante dos centros urbanos”, acrescentou Cazal.

Os autos de infração resultaram em R$ 16,5 mil em multas. “Com o desenvolvimento dos trabalhos surgiram até criadores ilegais que fizeram a chamada ‘entrega voluntária dos animais’ em situação ilegal, temendo uma vistoria da fiscalização, neste caso podendo a autoridade ambiental deixar de aplicar a multa”, destacou.

O analista alertou que o Ibama deve intensificar os trabalhos e novas operações estão programadas. “Vamos fiscalizar a totalidade dos criadores cadastrados, e concomitante a isto está se desenvolvendo trabalho de investigação em parceria com a Polícia Federal para verificar possíveis rotas de trafico de animais em todo o Estado”, concluiu.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE