O prefeito Ilberto Effting acompanhou, nos últimos dois dias, a recuperação de estradas vicinais e estaduais que cruzam o município, danificadas pelo excesso de chuva na região. Produtores estão preocupados, já que todas as estradas que servem para escoar a safra de grãos, estão alagadas e olhos d’água brotam em várias plantações, inclusive na cidade. A decretação de “estado de emergência” pode acontecer a qualquer momento.
Segundo cálculos extra-oficiais, mais de 70% dos produtores de soja de Ipiranga do Norte estão com suas propriedades envolvidas com problemas causados pelas chuvas e pelo menos 10% da safra já está perdida. A preocupação aumenta quando se verifica que o excesso de chuva fez brotar olhos d”água em várias plantações, inclusive na cidade. O volume de água acumulada nas estradas e nas ruas evidencia que não há muita opção para escoamento e que o lençol freático se mistura com a superfície em várias pontos
Ontem à noite, o prefeito manteve reunião com cerca de 20 produtores da região do Alto Rio Branco onde foram acertadas ações emergenciais para se iniciarem em parceria ainda nesta quinta-feira. A situação é extremamente delicada já que o parque de máquinas e caminhões da prefeitura é insuficiente para atender todas as regiões para recuperar principalmente estradas estaduais. Mesmo assim o prefeito se disponibilizou a encaminhar uma patrola, uma esteira e um caminhão para atendimento imediato aos pontos mais críticos das estradas daquela região. No Alto do Rio Branco, os produtores entram na parceria com a doação de óleo diesel, alojamento e refeição para os funcionários das máquinas da prefeitura.
Hoje, o prefeito e funcionários da Secretaria Municipal de Obras saíram cedo para o campo visitando armazéns e pedindo para que os mesmo segurassem seus caminhões no pátio para evitar mais estragos nas estradas vicinais. “Eu sei que é difícil neste momento, deixar de transportar os grãos mas é uma alternativa para minimizar o problema das estradas; se está chovendo, não adianta forçar a barra”, afirma o prefeito.
Ainda na manhã desta quinta-feira o prefeito percorreu a região de produtores que faz divisa com o município de Lucas do Rio Verde ( Mano Julio, Polato e outros) onde a situação também é extremamente difícil, com as estradas apresentando vários pontos de estrangulamento, atoleiros e alagamentos. Nessa região, ações emergenciais em parceria com o município vizinho e produtores, foram iniciadas nesta quinta- feira a tarde. Para lá a prefeitura de Ipiranga mandou uma pá carregadeira, uma esteira e três caminhões.
“É um dos piores momentos de nossa história, com tanto prejuízo e não há mais o que o Poder Executivo possa fazer; tudo o que dispomos de homens e máquinas estão no campo e as reclamações chegando a todo momento. Nas próximas horas vou marcar audiência com o secretário estadual de Desenvolvimento Rural para discutir a situação no âmbito de Governo do Estado, “ finaliza o prefeito.