O programa de Valorização e Conscientização do Servidor Público Estadual beneficiou, de 2003 a 2006, 19,5 mil servidores públicos. Consolidado na gestão atual, o programa resultou de estudos realizados de 1999 a 2002. Tais estudos visavam à implantação do modelo de gestão por resultado (que visa a melhoria dos resultados do trabalho do servidor), e vários projetos pilotos foram executados. Algumas dessas iniciativas buscavam a melhoria da qualidade de vida do servidor. Pensando nisso, o governo criou, em 2002, a Gerência de Clima e Qualidade de Vida, ligada a Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP) da Secretaria de Estado de Administração (SAD). Em 2005 a gerência passou a funcionar como uma Coordenadoria.
A Coordenadoria de Clima e Qualidade de Vida, encarregada de realizar esse trabalho de valorização e conscientização junto aos servidores, promoveu de 2003 a 2006 várias ações. No início, as ações tinham um alcance menor, atendendo somente os servidores da SAD. Ações como as comemorações de Aniversário de Servidores (2003/05), do Dia do Trabalhador (2003), Dia das Mães (2003/06), Dia da Mulher (2003/06), Dia dos Pais (2005/06), Confraternização Natalina (2003/06) e a Campanha do Bom Humor (2004) serviram como um laboratório para as ações que viriam a contemplar todos os servidores do Estado, e não apenas os servidores da SAD.
Com a constatação do sucesso das ações junto aos servidores, a Coordenadoria de Clima e Qualidade de Vida começou a executar ações que contemplassem todos os servidores públicos estaduais. Uma das primeiras ações nesse sentido foi o Arraiá do Palácio, festa junina do Estado que começou a ser realizada em 2004, e que atraiu praticamente todos os anos, uma média de mil servidores estaduais.
Depois vieram outros eventos, como o Culto Macro-Ecumênico, que desde 2004 faz parte da abertura da Semana do Servidor; a Homenagem ao Servidor Aposentado, realizado em 2004; o projeto Circuito Paiáguas, com o objetivo de despertar e divulgar o talento dos servidores públicos estaduais. Muitos desses eventos foram realizados com a ajuda de outras secretarias e parceiros.
A coordenadora Flores Terezinha explicou que o objetivo dessas ações é valorizar o servidor enquanto pessoa. “Projetos como o Arraiá e a Semana do Servidor contam com a participação de secretários, diretores de autarquias, técnicos e assessores, mas nestes encontros eles são todos servidores. Nós queremos mostrar que, independente do cargo o qual o servidor ocupa, ele tem a mesma importância para o Estado”.
Segundo Flores, é preciso conscientizar os servidores da importância das relações interpessoais. “Integrar os servidores de todas as secretarias, por meio dessas ações é muito importante. Estamos sempre buscando a melhoria do ambiente de trabalho, melhorar a relação entre os servidores, não só de uma superintendência para outra, mas de uma secretaria para outra. Aprimorando essas relações, nós melhoramos o atendimento a sociedade. E esse é o nosso objetivo maior: atender bem a sociedade”.
A servidora da SAD, Vanessa Karla de Oliveira, disse que as ações da Coordenadoria estão de parabéns. “No trabalho não dá para conhecer todos os colegas de serviço. Esses eventos oportunizam o conhecimento mútuo, neles você tem tempo para descobrir quem é quem, quem faz o que, é muito interessante. Na maioria das vezes você conhece seu colega só pelo telefone, e quando vai numa dessas comemorações, você descobre quem é aquele seu ‘colega de telefone’”.
Já Laura Montes, servidora do Centro de Processamento de Dados do Estado de Mato Grosso (Cepromat), elogiou a iniciativa do programa. “Nós estamos trabalhando em algo parecido aqui na Cepromat, chamado Grupo de Interesses. Nele pretendemos descobrir as pessoas por trás do servidor, o músico por trás do técnico administrativo, o poeta por trás do assessor jurídico. O Grupo de Interesse, enquanto ferramenta de integração dos servidores, tem o mesmo objetivo que o programa de valorização: valorizar o servidor enquanto ser humano”.
Valorização – O objetivo do Programa de Valorização e Conscientização do Servidor Público Estadual é promover a consciência sobre a necessidade da administração pública ágil e eficaz, valorizando o servidor como agente promotor de formulações e implementações de políticas públicas. Além disso, o programa pretende humanizar o trabalho, propiciar competitividade à organização e contribuir para que a organização possa alcançar seu objetivo e realizar sua missão.
Antes, o servidor era visto como recurso. Os servidores eram então isolados em cargos, trabalhavam em horários rigidamente estabelecidos e tinham que se preocupar com normas e regras. A subordinação ao chefe, a fidelidade à organização e a dependência da chefia para realizar trabalhos eram outros fatores que minavam o desejo do servidor de executar bem o seu trabalho.
Hoje, o servidor é tratado como parceiro. Ao invés de ficar isolado em um cargo, ele trabalho como colaborador, agrupado em equipes. No lugar de horários engessados, metas negociadas e compartilhadas, com horários flexíveis. Agora o servidor se preocupa com resultados, e não só com normas e regras. A interdependência entre colegas e chefia, a participação e o comprometimento, no lugar da alienação em relação à organização, são outras mudanças aplicadas com o programa.
Flores Terezinha lembrou que é necessário enxergar as várias dimensões do ser humano, para que o programa vingue. “Promover a intelectualidade, a espiritualidade, os lados emocionais, sociais e físicos do servidor, enquanto ser humano, é primordial. Dar ênfase à ética e a responsabilidade ao invés da especialização, dar preferência ao conhecimento, inteligência e ao talento, e não as destrezas manuais e a mão de obra, são outras diretrizes que devem ser seguidas para que o programa continue a ser o sucesso que é”, finalizou.