Mais de duas mil carteiras de trabalho (2.349) foram emitidas, em 2006, pela agência do Ministério do Trabalho. A maioria eram para primeira via. O gerente da unidade, Milton Pereira Ribeiro, explicou, ao Só Notícias, que, neste caso, a grande procura foi por adolescentes acima de 14 anos, que já podem fazer o documento.
“Muitos aproveitam que estão tirando os documentos como identidade, CPF e fazem a CTPS. Entre as que foram feitas, estão também as da segunda via e continuação, quando uma já está sem espaço e se faz necessária uma segunda carteira”, declarou.
Os números são apenas do ministério, e não consideram o total também emitido pelo Sine – Sistema Nacional de Empregos. Janeiro foi o mês de maior procura, com 314 emissões. Agosto, em segundo, com 275 e novembro, em terceiro, com 232.
Ainda segundo Ribeiro, entre os requerintes estiveram algumas pessoas de outras cidades, mas, a grande parcela foi de Sinop. “Não foram muitos, já que muitas prefeituras no Estado têm convênio com a Delegacia Regional do Trabalho para a emissão do documento”, concluiu.