PUBLICIDADE

Nortão: acampados invadem Incra e querem celeridade para criar assentamento

PUBLICIDADE

Cerca de 30 trabalhadores rurais sem-terra fizeram uma manifestação, quarta-feira, na unidade do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de Colíder (150 km de Sinop), cobrando que o órgão acelere o processo de assentamento de famílias em uma fazenda da região. Os manifestantes ‘fecharam’ a porta e não permitiram entrada dos funcionários. De acordo com o chefe da unidade, Gilmar José Baú, um acordo foi feito e os sem-terra deixaram o local.

Conforme Gilmar, “o superintendente do Incra foi informado e está sabendo da situação. Prometeram (os manifestantes) voltar hoje para novo manifesto”, disse, ao Só Notícias. Desde o final de 2007, famílias estão acampadas em uma área próxima ao município de Nova Canaã e exigem a compra da terra para criação de assentamento. “É uma fazenda com capacidade de assentar cerca de 100 famílias”, informa Baú. Na terra em questão, o órgão realizou vistoria e aguarda o relatório técnico. O chefe da unidade em Colíder diz que outras duas áreas estão sendo avaliadas para assentar os trabalhadores.

O Incra estuda criar vários assentamentos no Nortão. Em Cláudia, por exemplo, fazenda de 22 mil hectares foi comprada e 700 famílias serão assentadas. Outras áreas na região já estão com pedido de licença prévia para colocar novos assentados. Ontem, o instituto solicitou na Sema, licença para a Fazenda Prata, em Sinop.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE