O Ministério do Meio Ambiente publicou, na edição desta segunda-feira no Diário Oficial da União, portaria de número 414 pela qual são divulgados os ganhadores do prêmio Chico Mendes 2008, cujo objetivo é reconhecer iniciativas exemplares na Amazônia que contribuam com a prática sustentável.
De Mato Grosso, Lucas do Rio Verde foi agraciada na categoria ‘municípios’. Foram premiadas também Ana Maria Carvalho Ribeiro Lange, categoria ‘liderança individual’; Associação de Seringueiros Kaxinawa do Rio Jordão, na ‘associação comunitária’; Conselho Geral da Tribo Ticuna e Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, ambas como ‘organização não governamental’.
Também de Mato Grosso, a Associação Halitinã, de Tangará da Serra, faturou o prêmio na categoria ‘negócios sustentáveis. Já a Associação Vagalume, na ‘educação ambiental’.
O empate entre as duas representantes da categoria não-governantal rendeu a cada uma, R$14 mil.
A premiação para liderança individual, associação comunitária, organização não-governamental, negócios sustentáveis e educação ambiental consistirá na concessão de um diploma honorífico e R$ 28 mil por categoria, valor sobre o qual serão descontados os tributos previstos por lei.
A premiação para ‘município’ consistirá apenas na concessão de um diploma honorífico.