Uma ação conjunta entre Instituto Brasileiro de Meio Ambiente, Polícia Federal, e Força Nacional em Nova Ubiratã (80km de Sorriso) no assentamento do Incra denominado Boa Esperança I, II e III, teminou com 8 serrarias (6 clandestinas) lacradas. Duas tinham licenciamento da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, contudo, ainda não detinham toda documentação necessária e também foram interditadas. Foram ainda apreendidas no local três carretas carregadas com madeira em toras, lascas e madeira serrada, um trator, um gerador a diesel, 2 motores elétricos e duas motosserras. Uma carvoaria irregular também foi identificada.
Conforme o Ibama, as multas por serrarias clandestinas e depósito de madeira sem origem comprovada e transporte irregular, além de outros crimes flagrados no assentamento ultrapassaram R$210 mil (R$210.568,42) sendo apreendidos e depositados nas serrarias com licenciamento 571,813 m3 de madeira em toras e 59,057 m3 serrados. O total no assentamento chegou a 1.263,7 m3 de madeira.
Fiscais encontraram também no assentamento, em uma mata próxima ao núcleo urbano, outros 691,889 m3 em toras nas essências Itaúba, Champanhe, Garapeira e Cambará das quais não foram localizados os responsáveis caracterizando madeira sem origem legal. Toda madeira foi doada para Prefeitura de Nova Ubiratã e será utilizada em obras para fins educacionais e de saúde.
Segundo o instituto, a maioria dos proprietários (6 das 8 serrarias) dos empreendimentos interditados não eram assentados do PA Boa Esperança.