Os veículos automotores devem ter, a partir de 1º de janeiro de 2009, novo lacre. É o que determina a portaria nº 272/07 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A justificativa é que proporcionará “mais segurança e reduzir, ainda mais, a possibilidade de fraude, clonagem, roubo” e os lacres devem conter uma codificação numérica seqüencial composta de nove dígitos e um dígito verificador, e esta numeração deve estar impressa também no CRLV (documento de licenciamento do veículo).
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) é o terceiro do país a agilizar a implantação de lacres com código nos veículos. E a expectativa é que já em janeiro o sistema funcione em todo o Estado.
De acordo com o diretor de veículos do Detran-MT, Juarez Fiel, esse sistema facilitará a fiscalização. “O número do lacre de um determinado veículo vai ser único no Brasil todo e isso com certeza proporcionará uma fiscalização mais eficiente”, enfatizou.
Hoje, aconteceu uma reunião no auditório do Detran-MT em que o sistema foi explicado para todos os chefes das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) de Mato Grosso. A reunião faz parte do início do processo de implantação do lacre com código.
Não foi informado quanto vai custar para o dono de carro colocar este novo lacre.