A ponte sobre o rio Peixotinho, na MT-322 (BR-080 após sanção presidencial), entre Matupá e a MT-130, custará aos cofres do Estado R$ 4.351 milhões. O extrato do contrato foi publicado hoje, no Diário Oficial. A empreiteira já executa a obra, que terá 125 metros de comprimento, por 8,80 de largura. É de concreto armado pré-moldado protendido. Com os pilares prontos, a ponte recebe agora ferragem para concretagem da pista. O prazo para conclusão da reconstrução é de 360 dias.
A mesma empresa constrói ponte sobre o córrego dos Padres, com extensão de 25 metros, por 8,80 de largura, no mesmo trecho da rodovia. Esta têm valor contratual de R$ 869 mil e prazo de 180 dias.
As duas estão sendo reconstruídas com estrutura para receber grande volume de tráfego, visto que a rodovia passará ser federal, se for sancionado o projeto de lei de senador Jaime Campos (DEM), aprovado nas comissões do Senado, que federaliza e aumenta o traçado da BR-080. Desta forma, favorecerão o o escoamento de produção agrícola do Nortão, ligando o Leste ao Oeste do Estado, passando por São José do Xingú, Matupá, Alta Floresta, Colniza, chegando ao Estado de Rondônia e, consequentemente, à Bolívia e ao oceano Pacífico.