Os servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) Regional de Sinop não aderiram à paralisação nacional da categoria, de 24hs, ontem, cobrando reestruturação do plano de carreira e da criação do cargo de Fiscal Ambiental Federal. “Em Sinop ninguém parou”, informou uma servidora. A paralisação foi promovida pela Associação Nacional dos Fiscais Federais do Meio Ambiente (Anffema).
Além dos fiscais do Ibama, os do Instituto Chico Mendes (ICMBio) também protestam. A intenção da categoria é que a nova atividade conte com pelo menos 3 mil funcionários. Os fiscais também reivindicam a criação de uma universidade corporativa para realizar cursos de capacitação.
A carreira de especialista em meio ambiente do Ibama e do ICMBio possui cinco cargos com diferentes atribuições – auxiliar administrativo, técnico administrativo, técnico ambiental, analista administrativo e analista ambiental. No entanto, não há um cargo específico para atender a atividade de fiscalização.
(Atualizada às 08:50h)