“É importante que não percarmos de vista que temos hoje uma oportunidade singular para identificar, com clareza, sobre o que nos une, sobre o que nos motiva, sobre o que nos caracteriza, de modo a podermos construir um sistema de gestão, onde as metas sejam factíveis, com vistas a resultados eficazes”. Com estas palavras, o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Paulo Inácio Dias Lessa, conclamou os magistrados presentes ao I Encontro de Planejamento e Gestão dos Juízes Diretores de Fóruns de Mato Grosso a priorizar a aplicação de métodos de gestão e uso de ferramentas gerenciais para a eficácia da prestação de serviços à sociedade.
Como mais uma etapa do processo de aproximação com os juízes de Primeira Instância com vistas à modernização administrativa do Poder Judiciário, o presidente do TJMT deu início há poucos instantes ao evento que prosseguirá durante toda esta segunda-feira, na sede da Escola dos Servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso. A iniciativa faz parte das metas estabelecidas no Planejamento Estratégico da atual gestão do Tribunal de Justiça.
Conforme o desembargador, o encontro de todos os magistrados diretores de Fóruns também é uma decorrência do Encontro Nacional do Judiciário, realizado em Brasília, em agosto passado. Isso porque na ocasião foi acordada a necessidade de um esforço conjunto para a elaboração de um planejamento integrado para todas as unidades judiciárias brasileiras.
Diante da pretensão almejada pelo CNJ, o presidente do TJMT ressaltou o aumento da responsabilidade de cada magistrado, principalmdnte dos que atuam na Justiça de Primeiro Grau, para a definição de metas e prioridades para a gestão judiciária em Mato Grosso. “Pela primeira vez estamos juntos para discutir não apenas os problemas da comarca A ou B, mas todo o sistema judiciário e os respectivos papéis que temos a desempenhar nele. Estou certo de que do compartilhamento, da análise, da reflexão e da discussão, sairemos fortalecidos como gestores.