Neste mês de outubro, o Instituto de Metrologia e Qualidade de Mato Grosso (Imeq), realizará uma intensa fiscalização nos brinquedos comercializados nas lojas da Capital. O objetivo do trabalho é garantir a qualidade, segurança e a saúde dos consumidores, no caso às crianças, já que dia 12 de outubro é comemorado o Dia das Crianças.
Segundo o coordenador de fiscalização de produtos do Imeq-MT, Bento Francisco Gomes Bezerra, freqüentemente é realizada a fiscalização dos produtos. Em razão desta data comemorativa será intensificada as ações, com foco nos brinquedos.
O coordenador recomenda que os consumidores verifiquem alguns itens imprescindíveis no momento da compra. O Selo de Conformidade do Inmetro deve estar visível ao consumidor, impressa na própria embalagem ou afixada no próprio produto, pois a mesma garante a segurança da criança.
Vale destacar, que o Selo de Conformidade Inmetro garante que o produto esteja em conformidade com as normas, não oferecendo nenhum risco a segurança e a saúde do pequeno consumidor.
Outros tópicos importantes a serem observados são: dados do fabricante, advertência sobre eventuais riscos à segurança e a faixa etária que o brinquedo se destina.
“O Dia das Crianças é o dia mais esperado por elas, pois é a data que ganham muitos brinquedos. Por isso os pais devem ficar atentos quando forem comprar o presente de seus filhos, observando a segurança e qualidade dos produtos”, esclarece Bezerra.
A maioria dos brinquedos irregulares vem de fora do Brasil. Um brinquedo pode se tornar uma ameaça, por causa das pequenas peças que, se engolidas, podem até matar ou mesmo conter produtos tóxicos, como por exemplo, a tinta. Muitos brinquedos não têm as instruções sobre o uso do produto em Português, bem como, a indicação da faixa etária a qual se destina.
“No entanto existem muitos produtos, no caso dos brinquedos, que não estão em conformidade com a lei, como aqueles que não passaram pelo processo de certificação, e não possui o Selo de Conformidade do Inmetro. Estamos fazendo nossa parte pela segurança, qualidade de vida e bem estar das crianças. Portanto contamos com a colaboração dos pais”, reforça o diretor de fiscalização do Imeq-MT, Renê Rodrigues.