PUBLICIDADE

Conscientização ambiental marca desfile da independência em Sinop

PUBLICIDADE

A população sinopense mais uma vez marcou presença nas comemorações alusivas ao Aniversário de Sinop, ontem. Milhares prestigiaram o desfile cívico que marca a Independência do Brasil. Cerca de 50 escolas públicas e particulares, creches municipais e entidades participaram do desfile, mais de 2 mil pessoas desfilaram no percurso entre a avenida das Sibipirunas e a Praça Plínio Callegaro.

A abertura do evento foi feita pelo pelotão Forças Armadas, com o Tiro de Guerra, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal de Trânsito. Na seqüência, desfilaram os alunos do Programa de Resistência às Drogas (Proerd), da Escola Gente Esperança (APAE) e do Projeto Bate Lata da Prefeitura de Sinop, onde as crianças trabalham a música usando latas de tinta como instrumento.

O principal tema trabalhado pelas escolas foi o Meio Ambiente, muito verde e várias espécies de animais invadiram o desfile, tornando as apresentações visualmente atrativas. As Escolas Municipais Basiliano do Carmo de Jesus, Umuarama II e Bom Jardim clamaram pela participação efetiva do homem na preservação dos rios e florestas. Já as Escolas Municipais Sadao Watanabe, Tiago Aranda Martins, Silvana e Uilibaldo Vieira Gobbo, falaram sobre a poluição no mundo.

Pela primeira vez entidades como a União Sinopense das Associações de Bairro (Usamb) e Pastoral da Sobriedade, que é formada pela Comunidade Católica e pastorais participaram das comemorações.

“O Desfile Cívico serve não só para comemorar a independência do nosso país, mas para unir professores pais e alunos através da história e da cultura, levando arte para as famílias sinopenses. Sem dúvida esse desfile foi um grande sucesso” destacou o prefeito Nilson Leitão, que acompanhou todas as apresentações.

Os alunos do Assentamento Wesley Manoel dos Santos (Gleba Mercedes), também abrilhantaram o evento e trouxeram o tema “A importância da permanência do homem no campo”.

O desfile foi encerrado com o ato do prefeito Nilson Leitão e autoridades militares, de apagar a pira que simboliza o “Fogo da Pátria”, De acordo com o sargento Ferreira do Tiro de Guerra de Sinop, a solenidade nasceu no ano de 1916, através da Liga da Defesa Nacional. “O fogo simboliza o resgate dos valores cívicos” finalizou o sargento.
A chama permaneceu acesa durante toda a Semana da Pátria e percorreu todos os bairros onde aconteceu o ato cívico.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...

Festival cultural “Vozes que Brilham” começa nesta sexta em Nova Mutum

O Festival Cultural "Vozes que Brilham" será realizado nesta...
PUBLICIDADE