PUBLICIDADE

Incidência dos raios ultra violetas aumenta em Várzea Grande e chega ao nível 9

PUBLICIDADE

Aumenta a incidência dos raios ultravioletas (UV) em Várzea Grande, alerta o VigiAr, boletim elaborado pela Vigilância Epidemiológica e Ambiental e Centro de Controle de Zoonoses, da Secretaria de Saúde, divulgado hoje. Da semana passada para esta, o índice passou de 8 para 9, considerados de alta intensidade, numa escala que vai de 1 a 14. De 8 a 14, é necessário proteção extra contra males à pele.
O céu claro e sem nuvens, aliado à baixa umidade do ar e às altas temperaturas têm proporcionado a escalada dos índices de UV.

A diretora da Vigilância Ambiental Vilma Juscineide de Souza explica que, com o nível de UV considerado muito alto, é necessário dobrar os cuidados de proteção à pele neste período. “Para a prevenção não só do câncer de pele, como também das outras lesões provocadas pelos raios UV, é necessário evitar a exposição ao sol, pois o nível de incidência para o município de Várzea Grande encontra-se entre índice muito alto (9). Vale lembrar que os danos provocados pela exposição solar são cumulativos e por isso é importante manter uma rotina de cuidados especiais diariamente”, alerta Vilma.

Em geral, as pessoas devem evitar o sol ao meio-dia, usar camisa, boné e protetor solar quando sair ao sol, ingerir muito líquido, principalmente água para evitar desidratação, atividades ao ar livre entre os períodos das 10h às 16h e se possível evitar atividades de educação física, substituindo as mesmas por atividades lúdicas, nas escolas.

No último domingo, a qualidade do ar foi considerada inadequada pelo boletim VigiAr, ficando a população suscetível a sintomas como tosse seca, cansaço, ardor nos olhos, nariz e garganta, principalmente, crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias e cardíacas. Já no dia 18, a qualidade do ar retornou à condição de regular.

O boletim segue os padrões nacionais de qualidade do ar estabelecidos pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Em Várzea Grande o VigiAR é emitido todas as terças e quintas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE