Operação Álcool Zero realizada pela Polícia Militar na área do Comando Regional I, Cuiabá, em seis pontos da capital, resultou na prisão de três pessoas por crimes de direção perigosa e embriaguez ao volante. A operação, desencadeada pelo 1º e 10º Batalhão da PM, resultou ainda na apreensão de 9 carteiras de motorista (CNH) e na emissão de 13 notificações por problemas apresentados na documentação dos veículos. Duas prisões foram realizadas na avenida Isaac Póvoas e uma na avenida Mato Grosso. Nas últimas duas semanas, em operações rotineiras, a Polícia Militar já havia realizado a prisão de outras cinco pessoas por provocarem acidentes após o consumo exagerado de bebidas alcóolicas.
A Polícia utilizou etilômetros para realizar exames nas pessoas que apresentem sinais de consumo de álcool. A nova legislação, número 11.705, vigente no país desde o dia 20 de junho, é severa e prevê a redução dos números de acidente no país visando coibir a mistura de bebida e direção.
De acordo com a nova legislação, o consumo de qualquer quantidade de bebidas alcoólicas por condutores de veículos está proibido. Antes, era permitida a ingestão de até 6 decigramas de álcool por litro de sangue (o equivalente a dois copos de cerveja). Quem for pego dirigindo depois de beber, além da multa de R$ 955, terá a CNH apreendida e perde a licença para dirigir por um período de 12 meses.
A Polícia Militar reuniu cerca de 50 homens em barreiras montadas em pontos específicos nas imediações de bares e lanchonetes.