Dentro do Plano de Ações para a Prevenção a Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais, o Governo do Estado inaugurou nesta quarta-feira, no parque Massairo Okamura, a sala de situação que centraliza toda a coordenação do trabalho. Todas as informações, monitoramento e denúncias feitas aos demais órgãos envolvidos serão direcionadas à sala que produzirá relatórios diários e semanais para o controle em todo o Mato Grosso.
A prevenção, conforme divulgado com o lançamento, será feita com ações integradas entre governo, municípios, organizações não-governamentais, iniciativa privada e comunidade. A sala funcionará 24 horas, realizando fiscalização, monitoramento, combate e apreensão em todo o Estado. “Estaremos acompanhando 24 horas onde estão surgindo os focos de queimadas, para a tomada de medidas e ações de combate”, garantiu o vice-governador Silval Barbosa.
O coordenador do Grupo Especial de Prevenção e Combate e Incêndio 2008, major Hector Péricles, explicou ainda que o espaço funciona com um grande grupo de coordenadores, cada com uma missão específica. São coordenações de inteligência, articulação, combate, saúde, qualidade do ar, turismo e outros, para análise da influência dos incêndios e queimadas na determinada área.
Um trabalho que possibilitará a preparação de um documento que servirá como ponto de apoio em 2009, na realizar de reparos. A central de combate continua no Corpo de Bombeiros, mas as denúncias também poderão ser feitas nos demais órgãos parceiros. Todas essas informações serão enviadas ainda à sala no parque, que faz o levantamento de toda a situação, monitorada inclusive por meio de helicópteros.
“É uma das medidas mais importantes tomadas pelo governador neste ano”, avaliou Silval Barbosa, destacando que com isso o Executivo estadual tem controle sob a situação. Diariamente serão produzidos relatórios, a serem divulgados pela manhã, às 7h30, e no final da tarde, às 17h. Nos mesmos horários, às sextas-feiras, apresentarão o relatório geral de todo o Estado. As informações serão repassadas inclusive à imprensa, para que a população tome conhecimento da situação.
Na próxima semana, o coordenador da Sala, major Hector, apresenta a Sala de Situação ao Corpo de Bombeiros.