As estatísticas do trânsito neste ano apontam para uma realidade cada vez mais preocupante – o aumento em acidentes envolvendo motociclistas, ciclistas, pedestres e automóveis. Balanço divulgado pelo 4ª Batalhão de Bombeiros, em Sinop, revela que entre janeiro ao último dia 15, haviam sido contabilizados 521, ou 61.1% do total registrado em 2007.
A estatística leva em conta o perímetro urbano da maior cidade do Nortão, que compreende também parte das rodovias de acesso a Santa Carmem, Vera, Juara e Cláudia, além da BR-163, que estão sob a jurisdição dos militares e onde são realizados atendimentos. As maiores vítimas ainda são os motociclistas, com 388 casos neste período.
Foram 53 pedestres feridos em atropelamentos, 43 ciclistas e 37 vítimas de acidentes automobilísticos. Sete pessoas já morreram no trânsito. O comandante dos bombeiros, tenente coronel Júlio César Rodrigues, diz que o total de acidentes ainda irá crescer, levando-se em conta o decorrer do ano.
Segundo ele, não há como precisar se os casos superarão os do ano passado. “É preocupante, pois o ideal é que não tivéssemos acidentes, embora as condições da cidade propiciam os números”, declarou, ao Só Notícias. O aumento da frota de veículos é apontado como um dos motivos. Entretanto, de acordo com especialistas do trânsito, a maior parte dos acidentes ocorre pelo erro humano, como imprudência, por exemplo.
Segundo o comandante, alguns cuidados devem ser levados em conta e podem evitar o aumento desta estatística. Entre eles, a prática da direção defensiva. “O motorista sabe o que é direção defensiva. É dirigir tentando evitar acidentes, mesmo com as irregularidades que possa encontrar. Respeito à sinalização e atenção também”, pondera.
Somente nos cinco primeiros meses do ano, o número de acidentes aumentou aproximadamente 32%, se comparado ao mesmo período de 2007. Saltaram de 279 para 368.