As rodovias federais de Mato Grosso devem ter 68 radares eletrônicos fixos. A informação consta no edital de licitação n°.238/08, do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT). O objetivo é aumentar a segurança nos trechos em áreas rurais, eliminando o excesso de velocidade, reduzindo ocorrências de acidentes. Entretanto, os trechos beneficiados não foram informados.
Em todo país, cerca de 1,1 mil pontos receberão os equipamentos. Um levantamento do Instituto de Pesquisas Rodoviárias (IPR), órgão vinculado ao Dnit, revela que em 2006 foram registrados 110,3 mil acidentes, somente nas áreas rurais das estradas federais, com 4,9 mil vítimas fatais. Estudos preliminares de engenharia de tráfego e trânsito indicam a instalação de radares fixos, como o melhor meio para reduzir a velocidade.
Os radares fixos são equipamentos discretos que não emitem sinais de qualquer forma. No entanto, fotografam todo veículo cuja velocidade está acima do limite. Os registros serão transmitidos “on-line” para o DNIT para notificação e emissão de penalidades.
O investimento para instalação do sistema no país chega a R$ 609 milhões, em cinco anos. As empresas vencedoras da licitação, que foi dividida em cinco lotes, serão conhecidas até o próximo dia 30, em Brasília.