PUBLICIDADE

Fórum nacional de Procons define medidas de proteção ao consumidor

PUBLICIDADE

A superintendente de Defesa do Consumidor, Gisela Simona Viana de Souza, participou semana passada, do Fórum Nacional de Procons, em Maceió (AL). A reunião foi coordenada pelo promotor de Justiça do Ministério Público do Consumidor, Alcino Oliveira de Moraes. Entre as discussões ocorridas, foi determinada a aplicabilidade do estatuto do idoso nos planos de saúde, independente da data de início do contrato. O entendimento do Fórum foi que o estatuto deve ser aplicado a todas as pessoas a partir dos 60 anos.

O cronograma de reuniões entre os Procons e a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) foi outro assunto da reunião. O próximo encontro será entre os bancos e Procons da região sul, nos dias 23 e 24, em Porto Alegre. A expectativa é que os bancos apresentem, nos próximos dias, as medidas que serão tomadas para o cumprimento da Lei das Filas.

Na primeira reunião com os bancos, realizada em Cuiabá, na sede do Procon estadual, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) e os Procons da região Centro-Oeste solicitaram a ampliação do horário de atendimento das agências e o gerenciamento do tempo de espera em filas pelos bancos já autuados. Também foi sugerido um estreitamento na comunicação entre as ouvidorias dos bancos e os Procons.

Os representantes avaliaram que não houve melhora na situação da Gradiente no país. Além de Mato Grosso, os Procons de Minas Gerais e Goiás proibiram a venda de eletroeletrônicos e aparelhos da marca Gradiente. Os Procons de Pernambuco, Espírito Santo e Minas Gerais destacaram os problemas registrados pelos consumidores em relação ao fornecedor Sony Ericsson. Os representantes explicaram que, nesses estados, os produtos da marca não estão tendo assistência técnica.

“Durante o Fórum de Procons conhecemos a realidade dos outros estados e inclusive podemos nos antecipar em relação aos problemas que já estão ocorrendo em outras regiões. Também uniformizamos as decisões que serão tomadas em relação aos fornecedores”, explicou a superintendente.

O Fórum Nacional de Procons deliberou também que as empresas de TV por assinatura ou TV a Cabo não podem cobrar pela instalação do ponto adicional. O Fórum fará uma monção para que a Anatel proíba a cobrança.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ciclista é socorrido ao ser atingido por moto na BR-163 em Sorriso

O acidente de trânsito entre uma Honda Titan cinza...

Carro cai em vala e condutor morre no Mato Grosso

Um homem identificado como Jaime Venturini, de 60 anos,...

Motociclista é socorrido pelos bombeiros após acidente em estrada vicinal de Sinop

Um motociclista foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, ontem...

Programa SER Família Capacita realiza mais de 14 mil capacitações em Mato Grosso

O Programa SER Família Capacita, da secretaria estadual de...
PUBLICIDADE