PUBLICIDADE

Mato Grosso: pescado pode fazer parte da merenda escolar

PUBLICIDADE

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) vai comprar, a partir do próximo ano, pescado produzido por aqüicultores familiares beneficiados pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), executado pela Conab com participação da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (SEAP). A inovação deve ocorrer inclusive em Mato Grosso.

O projeto piloto com esse tipo de produto está em andamento em Pernambuco. A ação envolve cerca de 400 pessoas em 40 municípios, como merendeiras, nutricionistas, pescadores artesanais, aqüicultores familiares e servidores da área de educação. Elas estão sendo treinadas e recebendo orientações sobre as normas para a aquisição dos alimentos do PAA e manejo do pescado, que inclui cuidados sanitários e conservação. A coordenação do trabalho é da Universidade Federal de Pernambuco.

Além do alto valor nutritivo, a inclusão do pescado na alimentação escolar vai fortalecer a economia das comunidades pesqueiras. “A idéia é aproveitar a produção local no cardápio das escolas públicas”, explica o técnico da Conab, Gilberto de Sousa. “Caberá à estatal a compra do pescado, por meio do PAA”, esclarece.

A idéia é de que a experiência seja estendida também para 12 Estados: Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Amazonas, Sergipe, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, Paraná, Espírito Santo, além do Distrito Federal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros capturam jiboia que foi encontrada em meio a entulhos em imóvel no Nortão

A jiboia-constritora (Boa constritor) foi encontrada no quintal de...

Homem é socorrido em parada cardíaca após se engasgar com bolo no Nortão

O morador, de 52 anos, recebeu os primeiros atendimentos...

Sorriso: chaleira elétrica provoca incêndio em residência

O Corpo de Bombeiros combateu o incêndio, hoje, em...
PUBLICIDADE