PUBLICIDADE

Nortão: 15 são presos por extração ilegal de madeira

PUBLICIDADE

Fiscais do Ibama que participam da operação Arco de Fogo apreenderam, ontem, dez caminhões, dois tratores e 250 metros cúbicos de madeira em tora, avaliados em R$50 mil, durante ação desencadeada em dez municípios da região de Sinop. Quinze pessoas presas pela Polícia Federal e Força Nacional de Segurança foram encaminhadas para a base da PF e delegacias da Polícia Civil.

Cinco equipes identificaram, em Vera, (80 km de Sinop) a retirada de toras sem autorização e houve barreiras móveis em pontos estratégicos. Os fiscais chegaram até o local da extração irregular através de imagens do satélite japonês Advanced Land Observing Satellite (Alos) e por levantamento prévio de informações.

Dentro da mata, agentes encontraram 60 metros cúbicos de várias espécies como canela, cambará, cedrinho, itaúba, utilizadas na fabricação de móveis e na construção civil. Três caminhões e dois tratores foram apreendidos no local. De acordo com oIbama, um caminhão estava carregado com 25 metros cúbicos de toras. Também foi localizado outro caminhão que havia sido abandonado próximo à area. Fiscais do Ibama continuam na áreas para levantar os danos ambientais. Agora, a fiscalização vai identificar o proprietário da área e multá-lo pelo crime ambiental, além de aplicar outras sanções.

O coordenador de fiscalização do Ibama, Evandro Selva, disse, por meio da assessoria, que a “ação simultânea em vários municípios da região mostra que não há como escapar do cerco das forças federais” e que a operação continua por tempo indefinido na região.

Os veículos e toras apreendidos levados para o pátio da operação Arco de Fogo e para depósitos de prefeituras.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Colíder: acidente entre motos deixa dois feridos

As motocicletas Honda Biz vermelha e Bros preta se...

Inscrições de seletivo na Saúde em Nova Mutum terminam no domingo

A etapa de inscrições em processo seletivo simplificado da...
PUBLICIDADE