Serão realizadas neste domingo, a partir das oito horas, as provas do processo seletivo destinado ao credenciamento de conciliadores de 47 Juizados Especiais do poder Judiciário de Mato Grosso no interior do Estado. O candidato que se inscreveu na seleção deverá verificar o local de realização da prova na sede do Juizado que ele irá concorrer.
De acordo com o edital 001/2008 da Coordenadoria de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, a seleção será por meio de prova objetiva, onde serão avaliados os conhecimentos básicos e específicos nas áreas de língua portuguesa, direito constitucional, direito civil, direito processual civil, direito penal, direito processual penal, lei dos juizados especiais e legislação específica.
O candidato deverá comparecer ao local de realização da prova com antecedência mínima de 30 minutos do horário fixado para iniciar a seleção, munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, do comprovante de inscrição e de documentos de identidade original. O edital também prevê que os três últimos candidatos que ficarem na sala de realização da prova, só poderão deixar o local simultaneamente.
O resultado final da seleção será divulgado dia 11 de julho e o credenciamento está previsto já para a primeira semana de agosto. Nos juizados, os conciliadores atuarão diretamente na solução de conflitos antes que se transformem em demandas judiciais.
A admissão de novos conciliadores atende meta da atual administração do TJMT voltada para aumentar em 30% o número de audiências de conciliação que terminem em acordos celebrados.