As regionais do Indea (Instituto de Defesa Agropecuária) no Nortão ainda aguardam os comunicados dos pecuaristas para contabilizar o total de rebanho imunizado. O prazo para a comunicação foi até dia 10.
Em Sinop, são esperados dados de Santa Carmem, Vera, Feliz Natal, Claudia e União do Sul. Cerca de 115 mil cabeças com até dois anos fazem parte do pólo. A contagem será feita nas próximas semanas e deve seguir a meta alcançada na primeira etapa da imunização, quando 99,96% dos 59 mil animais com até um ano foram vacinados.
A quantidade do gado vacinado deve ser contabilizado até na próxima semana, tanto na regional de Sinop, quanto na de Lucas do Rio Verde, que atende Juara, Nova Mutum, Tabaporã, Brasnorte e Porto dos Gaúchos e, que até o início já tinha recebido o comunicado de 70% dos pecuaristas.
A terceira etapa da vacinação será em novembro, quando todo o rebanho bovino e bubalino deverá ser imunizado, incluindo os que já receberam as doses anteriores. O grande número de vacinação reflete no sucesso do Estado, que está há 10 anos livre da doença. No início do mês Mato Grosso recebeu certificado internacional de área livre de aftosa e retomando assim, as exportações para Europa.