PUBLICIDADE

Sema testa produto contra incêndios florestais

PUBLICIDADE

A Sema testará nesta terça-feira, um produto químico de prevenção e combate a incêndio florestal. Será numa área de pastagem, em Cuiabá, específica para pesquisa.
O teste do produto “Licet-F” – facricado em Curitiba -, que funciona como uma barreira química contra incêndio florestal, está sendo organizado pelo Comitê Estadual de Gestão do Fogo. Este será o segundo teste do produto no estado. No início do mês, o “Licet-F” foi testado pela Secretaria de Meio Ambiente, numa área de floresta em Nova Olímpia, na região Médio-Norte do Estado.

O coordenador da Gestão do Fogo, major BM Héctor Péricles de Castro explicou que o produto vem demonstrando ser eficaz. “Nosso objetivo é buscar novas tecnologias capazes de prevenir, conter e combater os incêndios florestais”, disse ele.

O primeiro teste foi realizado em uma área de cinco hectares de cana-de-açúcar. Um avião agrícola pulverizou cerca de 1.400 litros do “Licet-F” numa faixa de 50×10 da lavoura, depois de uma queima autorizada e controlada. “Na verdade, estamos realizando vários testes para verificarmos a eficiência do produto nas condições físicas e geográficas da nossa região”, explicou major Héctor.

Entre as vantagens do Licet-F, se comparado a outros produtos, está a relação custo-benefício. O produto custa R$15 o quilo. Além disso, é de fabricação nacional, é biodegradável, atóxico, não é corrosivo e, tem a mesma viscosidade e densidade da água, o que facilita a sua aplicação por terra ou ar. Outro ponto importante é que o produto não causa danos ao ser humano e nem ao meio ambiente.

No Brasil, estados como Minas Gerais, Distrito Federal, Paraná e Rio de Janeiro, e países como Indonésia e Portugal também pretendem adquirir o Licet-F.

Os resultados do primeiro teste do “Licet-F” foram um dos temas discutidos durante o encontro dos integrantes do Comitê Estadual de Gestão do Fogo, realizado na semana passada no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. O encontro serviu para que representantes dos vários órgãos federais, estaduais e municipais e instituições que compõe o Comitê, discutissem prospostas para um Plano Estadual de combate a incêndios no Estado, baseado na legislação vigente e com foco na prevenção, controle, combate, educação e fiscalização. Essa proposta que está sendo finalizada, deve ser apresentada ao Governador Blairo Maggi nos próximos dias.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Programa SER Família Capacita realiza mais de 14 mil capacitações em Mato Grosso

O Programa SER Família Capacita, da secretaria estadual de...

Apostador de Mato Grosso fatura R$ 408 mil na Lotofácil

Um apostador de Itiquira (358 quilômetros a Oeste de...
PUBLICIDADE