O Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, instituiu um comitê para auxiliá-lo na escolha de um presidente para o Instituto Chico Mendes. O colegiado, formado por cinco integrantes, entre eles a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva e o ex-presidente-substituto do próprio instituto João Paulo Capobianco.
O grupo formará uma lista com cinco nomes, até o dia 30 de junho, para que o ministro Carlos Minc escolha, entre eles, o do primeiro presidente do instituto. Desde agosto – quando a instituição foi criada –, o secretário executivo do ministério acumulava as duas funções desde agosto,
O ato está no Diário Oficial da União de hoje (9) e, segundo o texto, o comitê “poderá buscar candidatos na comunidade acadêmica, governos, comunidade empresarial ou entidades privadas sem fins lucrativos e ainda receber indicações”.
Além disso, os candidatos deverão ser brasileiros natos ou naturalizados, ter pelo menos dez anos de experiência em gestão ambiental e apresentar um plano estratégico a ser desenvolvido no instituto.
Até a escolha do novo presidente, quem fica no cargo de maneira substituta é a diretora de Planejamento Estratégico do Instituto Chico Mendes, Silvana Canuto, que foi nomeada para a função hoje no Diário Oficial da União