O bloqueio na BR-163 entre Sinop e Itaúba terminou no início da noite depois de aproximadamente 12 horas de interrupção no tráfego. Os sem terra decidiram liberar a pista após motoristas atravessaram caminhões na pista impedindo passagem de carros e ambulâncias. A estratégia dos caminhoneiros foi fazer com que a pressão contra os sem terra aumentasse todos pudessem passar. Inicialmente, veículos e ônibus estavam seguindo viagem e o tráfego estava restrito a caminhões e carretas.
Houve tumulto, bate boca entre sem terra e motoristas, mas não houve registro de agressões físicas. Os manifestantes liberaram a pista por volta das 17:30hs e devem retomar o bloqueio nesta terça-feira de manhã.
Conforme Só Notícias já informou, os acampados às margens da rodovia cobram a presença de representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema) e Ibama para cobrarem agilidade no assentamento de duas mil famílias este ano, topografia e licenciamento ambiental e parcelamentos dos lotes para as 558 famílias, créditos para alguns trabalhadores, além do fornecimento de cestas básicas.
Leia mais
Nortão:163 continua bloqueada sem previsão de liberação
Sem terra bloqueiam BR-163 no Nortão