Está sendo implantado em Colíder (160 km de Sinop) o sistema de gerenciamento de resíduos sólidos, tratamento e compostagem do lixo doméstico e lagoas de tratamento do esgoto doméstico, que possibilitará o uso de resíduos em reflorestamento.
Uma usina de triagem e compostagem processará cerca de 15 toneladas de lixo, que serão transformados em adubo orgânico destinados a programas de reflorestamento, minimizando significativo volume de matéria enviada ao aterro sanitário. Será o perada por uma cooperativa de trabalhadores, gerando emprego e renda para muitos cidadãos.
O sistema de gerenciamento integrado de resíduos também viabilizará a arborização pública e reflorestamento de matas ciliares de Colíder, com a revitalização do viveiro municipal. Será implantado um centro de fomento florestal, que distribuirá e multiplicará os recursos genéticos das espécies de árvores nativas da região visando, além do reflorestamento, à viabilidade financeira dos produtores rurais.
As obras estão em fase conclusiva e serão inauguradas no mês que vem. Os recursos foram viabilizados pela parceria com o Banco Mundial (Bird), União, governo estadual e município.