Uma solenidade às 15h, na Câmara de Sorriso, promovida pelo Comitê da BR-163, com representantes de vários municípios da região Norte e do 9º Batalhão de Engenharia e Construção do Exército, marca a ida do primeiro comboio de equipamentos para Guarantã do Norte, para dar início as obras de pavimentação da rodovia.
Os trabalhos foram autorizados pelo Departamento Nancional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT), por meio da portaria 443, esta semana. Serão 53 quilômetros entre Guarantã do Norte (km 1067) e a divisa com Pará (km 1120), onde serão investidos R$ 49 milhões.
De acordo com plano de trabalho aprovado pelo órgão, os serviços serão concluídos em 2010. Para este ano, a meta é pavimentar 21 quilômetros. A Superintendência Regional do DNIT em Mato Grosso é responsável pelo acompanhamento da execução dos serviços.
A pavimentação da BR-163 faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC – e é cobrada há muitos anos na região, e deve facilitar o escoamento da produção, com redução de tempo e custos, principalmente o acesso ao porto de Santarém, que hoje é realizado por via não pavimentada.