PUBLICIDADE

Doze presos na operação Termes entram com pedido de liberdade

PUBLICIDADE

Doze presos na Operação Termes entraram com pedido de liberdade no Tribunal Regional Federal (TRF), 1ª Região. O relator dos recursos é o desembargador federal Hilton Queiroz que até o início da noite de ontem não havia emitido qualquer parecer.

Ao todo foram decretadas 67 prisões, 64 pessoas foram detidas. Ainda estão foragidos Marcelo Henrique Cícero Leite, Messias Lopes e Valdir Henning. Dois estão com prisão temporária (30 dias) decretada. O inquérito é conduzido pelo delegado federal Carlos Eduardo Fistarol.

Ontem, os peritos da Polícia Federal deram início ao minucioso trabalho de análise de informações contidas em computadores apreendidos durante a operação. A ação policial, desencadeada na semana passada, foi realizada pela Polícia Federal em 14 cidades mato-grossenses, boa parte delas situadas na região Norte onde se concentram mais de duas mil empresas ligadas a exploração de madeira.

O armamento apreendido com nove policiais rodoviários federais que estariam envolvidos no esquema, foi objeto de investigação e já foi devolvido a Superintendência do órgão em Cuiabá. Além dos PRFs, dois investigadores da Polícia Civil e três policiais militares (um cabo e dois soldados) foram presos.

O material que está agora sendo analisado pela Polícia Federal foi apreendido durante o cumprimento de 58 mandados de busca e apreensão.

Das negociatas que garantiam o transporte de madeiras nobres, assim como a emissão de falsos certificados de identificação de madeira, agilização no trâmite de processos perante a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), redução de multas junto ao órgão fiscalizador – participavam uma advogada, servidores da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), além de policiais.

Segundo a PF, os grupos atuavam distintamente em três esquemas. Desde maio de 2007, a Polícia Federal vem investigando as ações. Durante este período foi detectado até mesmo um esquema de homicídio, envolvendo policiais rodoviários federais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motociclista bate em lateral de ponte e morre em Mato Grosso

Um homem identificado como Sandovaldo Santos Alves, de 55...
PUBLICIDADE