Cláudio de Souza – o Maníaco da Lanterna – prestará o primeiro depoimento à Justiça, nesta quinta-feira, nos processos de cinco homicídios. Ele será questionado sobre a morte de Vanda Ribeiro de Souza, Celso Ferreira dos Santos, Luiz Carlos Cavalcanti e Rosimeire Zanco, e uma quinta vítima. Os crimes foram entre 2001 e 2003. O depoimento será para o juiz da 5ª Vara, Rachel Fernandes Alencastro, no fórum, a partir das 17h15.
Cláudio, também conhecido por Peninha, está preso em Cuiabá. Ele foi recapturado no final de março, em Alta Floresta, após quatro anos foragido, e transferido para a capital, por medidas de segurança. Na época em que foi preso, em 2002, confessou a autoria de nove assasinatos. Mas conseguiu fugir em 2003 e continuou a praticar outros crimes. As suas vítimas eram principalmente mulheres. A polícia de Alta Floresta ainda deve ouvi-lo sobre o assassinato de outras pessoas.
Ficou conhecido como ‘maníaco da lanterna’ já que andava armado com uma espingarda calibre 20, se escondia pelo mato e usava uma lanterna para iluminar a escuridão. Encapuzado, ele surpreendia as vítimas que eram arrastadas para locais desertos e em seguida executadas.