PUBLICIDADE

Índios não aceitam mudança da Funai e ameaçam fechar rodovias em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A transferência da Administração Executiva Regional da Fundação Nacional do Índio de Cuiabá para Juína mobiliza a Assembléia Legislativa, que busca resolver o impasse entre os índios mato-grossenses e o presidente da Funai, Márcio Meira.

Na semana passada, o governo federal transferiu a sede da regional da Funai para Juína, que está localizada a 718 quilômetros de Cuiabá. Na capital ficou apenas o Núcleo de Apoio Operacional.

Hoje, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo (PR), esteve reunido na seda da Funai em Cuiabá com pelo menos 100 índios. Eles estão acampados no local desde o último final de semana e querem a presença do presidente nacional do órgão.

De acordo com o Sérgio Ricardo, todos os deputados estão empenhados em resolver o impasse criado com a transferência. Ainda, segundo o parlamentar, a revogação da Portaria 293 que transferiu a administração para Juína está sendo discutida junto à bancada federal, em Brasília.

Na sede da Funai – localizada no Centro Político Administrativo – estão acampados, pelo menos 400 índios das etnias Bacairi, Terena, Xavantes, Umutina, Bororó, Chiquitano, Guató e Nambiquara.

Segundo o representante da tribo Terena – localizada na divisa com o Pará – Milton Rondon, caso a decisão de transferir a administração para Juína na seja revogada, os índios vão radicalizar o movimento.

“Caso não sejamos atendidos, vamos radicalizar. Não queremos que chegue ao constrangimento. Vamos engrossar o movimento e radicalizar”, disse Milton Rondon.

Na mesma linha de raciocínio, Creusa Soripa – da tribo Umutina de Barra do Bugres – afirmou que “vamos fechar rodovias em Mato Grosso. Nós queremos uma explicação do presidente da Funai”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tatu encontrado escavando “passagem” em calçada de Lucas do Rio Verde é capturado

O Tatu-galinha (Dasypus novemcinctus), também conhecido como tatu-da-folha ou...

Ministério divulga gabaritos oficiais e cadernos de questões do ENEM

O Ministério da Educação (MEC) antecipou para hoje a...
PUBLICIDADE