A Secretaria de Estado do Meio Ambiente continua na Serra de São Vicente (BR-364) fazendo o monitoramento do local onde houve um acidente ontem de manhã, envolvendo um caminhão com produtos químicos.
Uma carreta, carregada com peróxido de oxigênio, clorito de sódio, Baycide e sulfeto de sódio se envolveu na colisão com outros dois caminhões e um veículo pequeno e acabou tombando.
A equipe da Defesa Civil, da coordenadoria de Atendimento a Desastres Ambientais, utilizou 24 mil metros cúbicos de areia para conter o material de alto risco ambiental. Hoje, o trânsito no local está fluindo de forma lenta e a equipe da Defesa Civil continua fazendo a limpeza da pista.
Este é o 9º acidente com produtos químicos atendido pela Sema este ano. Em todos os acidentes desta natureza são emitido autos de inspeção e notificação. Os procedimentos são encaminhados para a Superintendência de Ações Descentralizadas da Sema que fica responsável pela emissão do auto de infração de acordo com o grau de poluição.
Em casos de acidentes, a área deve ser isolada imediatamente e o Corpo de Bombeiros acionado. O ideal é que seja informado ao Corpo de Bombeiros o número, com quatro algarismos, escrito no painel de segurança, que é uma placa retangular de cor laranja. Com este número, é possível identificar o produto transportado, facilitando o atendimento às vítimas e a proteção ao meio ambiente.