PUBLICIDADE

Nove são presos acusados de extração e comércio ilegal de lenha em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Nove pessoas foram presas pela Polícia Civil na operação “Lagoa Azul”, deflagrada pela Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), ontem. O objetivo é combater à extração e o comércio ilegal de lenha e, Poconé.

Policiais comandados pelos delegados Gianmarco Paccola Capoani e Alexandra Campos Fachone, apreenderam três caminhões usados no transporte ilegal da lenha, dois estavam na carga de lenha nativa, e duas motosserras sem registro do órgão ambiental. A lenha era retirada da área dos assentamentos “Lagoa Azul” e “Carrijo”, zona rural de Poconé, transportada e comercializada em Várzea Grande. O destino seria cerâmicas, olarias e indústrias.

Os nove presos prestaram depoimentos na Dema e vão responder por crimes ambientais de transporte ilegal de madeira, uso ilegal de motosserra e desmatamento. Além deles, outras seis pessoas já foram detidas pelo mesmo crime e deverão ser indiciada em inquérito policial instaurado pela delegacia.

De acordo com GianMarco, a Dema abriu seis procedimentos criminais para apurar crimes relacionados à retirada ilegal e comercialização de madeiras transformadas em lenha. Num dos inquéritos instaurados a polícia investiga o envolvimento de pessoas jurídicas no extrativismo predatório. “Se ficar comprovado haverá indiciamentos de pessoas jurídicas”, afirma Gianmarco Paccola.

Conforme o delegado, cinco pessoas jurídicas já estão sendo investigadas e deverão ser responsabilizadas criminalmente por delito ambiental consistente na compra do produto florestal (lenha) extraído ilegalmente.

As madeiras, os veículos e as motosserras serão encaminhados para a perícia. A área desmatada também passará por uma perícia técnica para levantar o tamanho da destruição ambiental. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) deverá acompanhar o procedimento para adoção de medidas administrativas (autos de infração) contra as pessoas físicas e jurídicas envolvidas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE