quinta-feira, 19/setembro/2024
PUBLICIDADE

Nove são presos acusados de extração e comércio ilegal de lenha em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Nove pessoas foram presas pela Polícia Civil na operação “Lagoa Azul”, deflagrada pela Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), ontem. O objetivo é combater à extração e o comércio ilegal de lenha e, Poconé.

Policiais comandados pelos delegados Gianmarco Paccola Capoani e Alexandra Campos Fachone, apreenderam três caminhões usados no transporte ilegal da lenha, dois estavam na carga de lenha nativa, e duas motosserras sem registro do órgão ambiental. A lenha era retirada da área dos assentamentos “Lagoa Azul” e “Carrijo”, zona rural de Poconé, transportada e comercializada em Várzea Grande. O destino seria cerâmicas, olarias e indústrias.

Os nove presos prestaram depoimentos na Dema e vão responder por crimes ambientais de transporte ilegal de madeira, uso ilegal de motosserra e desmatamento. Além deles, outras seis pessoas já foram detidas pelo mesmo crime e deverão ser indiciada em inquérito policial instaurado pela delegacia.

De acordo com GianMarco, a Dema abriu seis procedimentos criminais para apurar crimes relacionados à retirada ilegal e comercialização de madeiras transformadas em lenha. Num dos inquéritos instaurados a polícia investiga o envolvimento de pessoas jurídicas no extrativismo predatório. “Se ficar comprovado haverá indiciamentos de pessoas jurídicas”, afirma Gianmarco Paccola.

Conforme o delegado, cinco pessoas jurídicas já estão sendo investigadas e deverão ser responsabilizadas criminalmente por delito ambiental consistente na compra do produto florestal (lenha) extraído ilegalmente.

As madeiras, os veículos e as motosserras serão encaminhados para a perícia. A área desmatada também passará por uma perícia técnica para levantar o tamanho da destruição ambiental. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) deverá acompanhar o procedimento para adoção de medidas administrativas (autos de infração) contra as pessoas físicas e jurídicas envolvidas.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 30 vagas estão abertas em empresas de Colíder

Conforme relatório do Sistema Nacional de Empregos em Colíder...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A 9ª campanha de doação de sangue será neste...

Arara é resgatada com ferimentos em Alta Floresta após temporal

Uma arara-canindé (Ara ararauna) foi resgatada, ontem à noite,...
PUBLICIDADE