Até o próximo dia 23, as 30 comarcas de terceira e segunda entrâncias de Mato Grosso passarão a contar com centrais de mandados, um mecanismo de controle que permitirá avaliar se os mandados estão sendo rigorosamente cumpridos no prazo estabelecido, o que garante maior agilidade ao trâmite processual e efetividade da Justiça.
Além disso, com a Central de Mandados, o Tribunal de Justiça garantirá mais isenção ao procedimento, ao possibilitar que os mandados sejam distribuídos de maneira automática e eqüitativa entre os oficiais de Justiça, sem interferência humana. Depois da conferência inicial, todos os mandados serão distribuídos, por meio de um sistema informatizado (Sistema Apolo), aleatoriamente e eqüitativamente entre os oficiais de Justiça em atividade.
Já estão em funcionamento, com controle dos prazos de entrega e devolução dos mandados, as centrais instaladas nas comarcas de entrância especial: Cuiabá, Rondonópolis e Várzea Grande. O bom resultado obtido nessas comarcas, com a melhoria no fluxo de cumprimento dos mandados e mais agilidade ao trâmite dos processos, foi fator decisivo para que o projeto fosse expandido a outras comarcas.
Passarão a contar com Central de Mandados as comarcas de Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Diamantino, Primavera do Leste, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Água Boa, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Canarana, Chapada dos Guimarães, Colíder, Comodoro, Jaciara, Juara, Juína, Lucas do Rio Verde, Mirassol D’Oeste, Nova Mutum, Nova Xavantina, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Pontes e Lacerda, Poxoréo, São José do Rio Claro e Vila Rica.