Pescadores profissionais poderão retomar os trabalhos amanhã, com o término da Piracema, hoje, em todo o Estado. Desde novembro, a pesca estava proibida para garantir a reprodução de peixes. Porém, mesmo com a liberação, a Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema) alerta que as restrições continuam e equipes manterão a fiscalização nos rios da região.
O supervisor da regional de Sinop, Paulo Winter, declarou, ao Só Notícias, que os pescadores deverão estar munidos com a carteira de amador ou profissional, e continuar respeitando as medidas para cada espécie de peixe. “Também é proibida a pesca com redes e espinhéis. Os pescadores profissionais podem utilizar, além da vara de mão, anzol de galhos”, detalhou.
Durante a Piracema, alguns materiais foram apreendidos nos rios da região, como espinhéis, redes, anzóis e molinetes com varas. Porém, segundo a Sema, houve uma redução no número de infrações em relação aos anos anteriores. “Acreditamos que as pessoas estejam mais conscientes e respeitando o período da Piracema”, acrescentou Winter.
As multas, de R$ 700 a R$ 100 mil, continuarão sendo aplicadas aos pescadores que não respeitarem as regras.