A audiência pública para discutir a criação do parque estadual Encontro das Águas será será amanhã, na Câmara de Poconé. O parque foi criado por meio do decreto 4.881 de 22 de dezembro de 2004. Com uma área de 108,9 mil hectares, está localizado entre os municípios de Poconé e Barão de Melgaço, ao Sul de Cuiabá e foi criado com o objetivo de assegurar a proteção integral dos recursos bióticos e abióticos da região pantaneira, bem como das espécies migratórias e residentes e dos recursos hídricos. O Ministério do Meio Ambiente classificou a área como “de alta prioridade para conservação”.
Por meio de uma resolução, o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) proibiu a pesca em um raio de 2 km no entorno de parques, como forma de garantir a sobrevivência e a reprodução dos peixes, o que atingiu também o Parque Estadual Encontro das Águas.
O coordenador da Unidade de Conservação da Sema, Élder Monteiro, ressalta que o parque é essencial tanto para a conservação da ictiofauna, já que é um berçário natural, como para a proteção dos ninhais e para formação do corredor ecológico.