Após alguns dias paralisado, o agendamento de exames pela rede pública municipal foi normalizado ontem, quarta-feira. A paralisação ocorreu devido a reforma física pela qual o prédio está sendo submetido. Desde 2001, quando foi inaugurado pelo prefeito Nilson Leitão, que não eram feitas melhorias na estrutura física que será feita também em outros setores operacionais.
O setor de agendamento, que fica anexo ao Pronto Atendimento (PA) de Sinop atende com especialidades que Sinop não dispõe como cateterismo, ressonância magnética, angioplastia, cirurgias cardíacas, de mão, cirurgias bariátricas (redução de estômago) e algumas tomografias.
Em atendimento a tais especialidades, são encaminhados para Sorriso, em torno de 50 pacientes por dia. Já para Cuiabá, o agendamento atinge a marca de cerca de 100 pacientes. Em Sinop, ficam concentrados todos os outros exames e especialidades, como ultra-sonografias, eletroencefalograma e eletrocardiograma (cerca de 100 por dia). As consultas especializadas incluem ortopedia, ginecologia e obstetrícia, cirurgia geral, protoclogia, cirurgia pediátrica, urologia, cirurgia vascular e neurologia (25 a 30 por dia). São cerca de 180 à 200 consultas de especialidades por dia em Sinop.